Trabalho acadêmico destaca a importância da Pesquisa de mercado

//Trabalho acadêmico destaca a importância da Pesquisa de mercado

Trabalho acadêmico destaca a importância da Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é algo tão importante que até outros setores da sociedade já começaram a entender a sua relevância. Estar preparado ainda é o melhor caminho para enfrentar os desafios do mercado em constante evolução e consumidores cada vez mais exigentes.

Uma escola criou um desafio diferente para os seus alunos do ensino médio, eles tiveram que pesquisar sobre a influência da inflação no valor da cesta básica, e para isso aplicaram uma pesquisa de campo.

Assim os alunos do 2º ano de Administração Integrada do Colégio Estadual Pedro II de Umuarama – Paraná, sob a orientação do professor Mateus Rica, visitaram 6 estabelecimentos comerciais da região durante 3 semanas seguidas para levantar os dados da pesquisa, aqui gostaríamos de destacar a importância de um bom levantamento de informações.

Com os dados em mãos os alunos fizeram as comparações e chegaram a resultados surpreendentes, perceberam que a variação de preço acontecia em um curto espaço de tempo, já que um mesmo produto tinha valores diferentes no período da manhã e a tarde. Da mesma forma perceberam que por razões mercadológicas os preços praticados pelos estabelecimentos dos bairros eram mais altos.

Também descobriram que o produto de uma mesma marca chegava a ter uma variação de 12% acima da inflação em seu preço, ficou claro para esses alunos a importância de pesquisar antes de adquirir produtos.

Com a pesquisa finalizada eles fizeram um trabalho de conscientização da comunidade local, destacando a importância da comparação antes do consumo.

Segundo o professor Mateus este trabalho teve como objetivo ajudar os alunos a descobrirem na prática o conteúdo ensinado em sala de aula, o que ajuda na compreensão e compreensão dos conteúdos.

Outro ponto importante percebido neste experimento foi a importância de se comparar preços antes de comprar qualquer produto, pois esta simples atividade demonstrou como o levantamento de dados pode interferir na escolha do consumidor.

 

TAGS: Pesquisa de mercado, Dados, Preço, Levantamento, Alunos, Ensino

2017-07-17T08:00:32+00:00 17/07/17|Tags: , , , , , |0 Comentários

Deixar Um Comentário