Saiba como fazer uma Pesquisa de Mercado

//Saiba como fazer uma Pesquisa de Mercado

Saiba como fazer uma Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado é o primeiro passo efetivo para quem vai começar um negócio, mas é preciso saber como fazer a pesquisa para conseguir resultados fidedignos.

A São Paulo Pesquisas explicou, anteriormente, porque a pesquisa pode ser o sucesso do negócio. Caso não tenha conferido a publicação, nela explicamos como a pesquisa pode evidenciar o potencial do nicho de mercado apontando novas possibilidades e oportunidades, identificar as lacunas e pontos fortes da concorrência e delinear de forma aprofundada quem é o público-alvo consumidor do negócio.

Portanto, a pesquisa fornece a base sólida para que o negócio seja construído, minimizando erros e poupando prejuízos. Mas é preciso saber como fazê-la, caso contrário os resultados podem não ser fiáveis e por em risco todo seu investimento.

As etapas da pesquisa de mercado

A primeira parte é a coleta de informações sobre suas vendas, a eficácia do seu planejamento de marketing e uma auditoria da sua concorrência. Chama-se pesquisa primária e pode envolver: questionários em grupo e/ou no ambiente da empresa, telefonemas, entrevistas pessoais, pesquisa de amostragem de grupo.

Na segunda parte, entramos na pesquisa secundária e o foco é demográfico. Ou seja, avaliar estatísticas fornecidas por instituições de pesquisa renomadas da área de atuação (IBGE e Nielsen, por exemplo). Essa fase dará melhores informações sobre seus concorrentes e revelará tendências comportamentais do seu público-alvo (estilo de vida, perfil de consumidor).

Outra fonte importante para a coleta de dados tanto da pesquisa primária quanto secundária é a Internet. Utilizar dados do Google Analytics, por exemplo, é uma ótima ferramenta para conhecer seu público.

Todos esses dados serão analisados e cruzados para criar o seu plano de negócios e planejamento de marketing, conciliando os dados quantitativos e, especialmente, qualitativos. Sobre isso você pode ler nosso artigo: quando utilizar a pesquisa qualitativa e quantitativa?.

Quer saber mais sobre Pesquisa de Mercado? Entre em contato com a São Paulo Pesquisas e conte com nossos 30 anos de experiência para ajudar o seu negócio!

2018-03-22T15:15:48+00:00 13/03/17|0 Comentários

Deixar Um Comentário