Precisamos rever o capitalismo

//Precisamos rever o capitalismo

Precisamos rever o capitalismo

Apesar de ser o regime econômico mais duradouro, o capitalismo vem enfrentando duras críticas e resistência a sua perpetuação. Situação que abre os debates acerca de uma necessária atualização do regime econômico, pois uma das principais críticas é a redução da competitividade.

Os jovens americanos são os maiores questionadores do capitalismo, já que 50% deles consideram que o regime defende os donos do capital e prejudica, e muito, o trabalhador.

Com a redução da competitividade, fenômeno impulsionado pelo crescimento extraordinário de algumas companhias, que impede o surgimento de novas empresas. Em virtude disso, os preços dos produtos/serviços aumentaram consideravelmente a desde o final dos anos 1990. Pois as grandes companhias têm força o suficiente para determinar o valor no mercado.

Retomada da competição

Outro problema causado por esse monopólio foi o encolhimento do poder de compra da população, motivado pela redução dos salários que também foi uma demanda das grandes empresas, com o objetivo de cortar despesas e aumentar o próprio ganho. Essa atitude fez o PIB diminuir em todo o mundo. Portanto, precisamos de mudanças urgentes, para possibilitar a redução dos lucros abusivos, mais investimentos em inovação e competitividade.

A competição, um dos pilares do capitalismo, precisa ser retomada, pois tivemos um aumento da concentração de mercado a partir de 1997. Nos EUA, por exemplo, os lucros estão na casa dos 76%, fenômeno que também ocorre na Europa. Ainda, que as empresas seguem negando esse dado usando a Globalização para justificar a existência da competição.

Para minimizar os efeitos negativos dos excessos do capital o trabalho precisa ser fortalecido. Com o aumento da participação de trabalhadores nas diretorias das empresas. Os sindicatos também precisam ser mais ativos.

O capitalismo atual deixou de ser saudável para toda a sociedade, uma vez que beneficia os grandes grupos e prejudica os trabalhadores. A insatisfação com relação ao regime é justificável, pois as regras atuais impedem a inovação e a criação de novas empresas, sendo um enorme entrave para a competitividade e redução dos lucros.

2019-02-26T10:03:24+00:00 18/02/19|Tags: , , , |0 Comentários

Deixar Um Comentário