Pesquisa de mercado como ferramenta de crescimento dentro do cenário de incertezas

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Pesquisa de mercado como ferramenta de crescimento dentro do cenário de incertezas

Com o mundo dos negócios se tornando mais competitivo, conhecer os interesses do consumidor se tornou muito importante para garantir um negócio de sucesso. A pesquisa de mercado é uma ferramenta fundamental para aumentar a satisfação do cliente, entender os fatores que interferem no negócio e melhorar o desempenho.

A pesquisa de mercado apresenta informações detalhadas sobre concorrentes, tendências de mercado, preferências e comportamento do consumidor, mudanças econômicas e demográficas, e pontos fortes e fracos do produto/serviço.

Empreendedores que pretendem melhorar o relacionamento com o cliente entendem que para se serem relevantes precisam conhecer os hábitos do consumidor, bem como o mercado em que estão inseridos. Para isso, utilizam a pesquisa de mercado para criar estratégias de marketing criativas e eficazes.

A pesquisa de mercado pode ser utilizada por qualquer tipo de empresa, seja ele micro ou grande. Sendo que existem dois tipos: pesquisa primária e secundária.

Pesquisa primária

Monitora a eficácia das vendas, qualidade do serviço oferecido, ferramentas usadas na comunicação com o consumidor e as praticas comerciais existentes. Também verifica a concorrência dentro de mercado analisando os planos de negócios dos concorrentes.

Pesquisa secundária

Reuni todas as informações já publicadas para criar um banco de dados da empresa, que permite um entendimento e análise da situação. Esses dados reunidos facilitam o desenvolvimento das estratégias de marketing. Além de ajudar a determinar os segmentos de mercado que a empresa pode segmentar.

Uma boa pesquisa de mercado pode garantir o sucesso das campanhas de marketing e vendas. Visto que, identifica novas oportunidades de mercado e auxilia no desenvolvimento de estratégias de marketing que permitem o aumento das vendas, ao considerar os desejos do consumidor. Pois, a pesquisa de mercado compartilha informações importantes sobre o potencial de determinado segmento de mercado, durante um período específico e considerando uma faixa etária.

O acompanhamento do processo de seu negócio e dos concorrentes é mais um instrumento que a pesquisa de mercado oferece. Com ela fica mais fácil criar estratégias para manter sua empresa a frente dos demais concorrentes.

2018-11-26T23:56:21+00:00 05/11/18|Tags: , , , |0 Comentários

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