O impacto do consumismo na saúde financeira

//O impacto do consumismo na saúde financeira

O impacto do consumismo na saúde financeira

A cultura do consumismo é um problema global. Na Inglaterra, por exemplo, uma mulher compra em média seu peso em roupas todos os anos. Já um americano típico gasta mais do que o peso de um americano médio diariamente.

Isso se torna um problema quando os recursos porque os recursos naturais estão se tornando escassos em virtude da exploração necessária para produzir produtos em larga escala.

O consumo e o consumismo sempre coexistiram. Porém, a tecnologia nos fez acreditar que podem ser separados. Assim como, apreciados independente dos limites que um causa no outro.

Qual a diferença entre consumo e consumismo?

Consumo é o ato de adquirir um produto segundo a necessidade. O consumismo diz respeito ao ato de consumir muitos produtos sem a necessidade. Isso significa, que a pessoas comprar produtos que não precisam. Comportamento relacionado ao ato de ter para ser. Um indicativo de riqueza e status.

A publicidade incentivou o consumismo ao criar a percepção de que pessoas que têm maior poder de compra são melhores que as demais. Assim com o objetivo de mostrarem que são bem-sucedidas as pessoas compram coisas que não precisam.

O consumo não é algo prejudicial, porém o consumismo causa danos no planeta ao reduzir os recursos naturais.

Consumismo e sustentabilidade

Reduzir o consumo é uma prática que ajuda na sustentabilidade, pois o planeta precisa que seus recursos sejam preservados. Senão as gerações futuras não terão acesso às mesmas facilidades que desfrutamos hoje. Visto que a destruição do meio ambiente já está impactando o planeta e nossa relação com a natureza.

Nos casos em que o consumo está relacionado à ansiedade e satisfação, pode ser considerado um problema de saúde. Já que além de causar problemas financeiros, também causa problemas emocionais, psicológicos e sociais.

Nos casos de compulsão pelo consumo, comprar se torna uma necessidade, por isso a pessoa compra coisas que, geralmente, não entende o porquê precisam delas.

As datas comemorativas são outro exemplo de estratégias utilizadas pelo comércio para incentivar o consumo. Já o marketing trabalha com apelos visuais e emocionais para criar a necessidade de consumo. Por isso é importante que as pessoas reflitam antes de comprar.

2018-12-26T18:33:59+00:00 10/12/18|Tags: , , , |0 Comentários

Deixar Um Comentário