O desafio de entender o novo consumidor

//O desafio de entender o novo consumidor

O desafio de entender o novo consumidor

A pesquisa de mercado pode auxiliar as equipes de marketing numa das demandas mais importantes para quem trabalha com esse segmento, conhecer o público alvo das empresas e descobrir como fidelizá-lo. Através da pesquisa de mercado é realizado um levantamento de dados que descobre as preferências de consumo dos clientes.

Com o excesso de informação que as pessoas recebem diariamente já não podemos mais prever as suas escolhas, pois essas informações afetam os desejos do consumidor.

São muitos os fatores quem vem alterando o comportamento do consumidor: os diferentes estilos de vida criados pelas transformações na economia, os avanços da tecnologia, a inserção da mulher no mercado de trabalho, a migração de classes, são alguns desses fatores que estão modificando os hábitos de consumo da população.

Com tanto excesso de informação o consumidor pondera mais antes de comprar, ele usa essas informações para realizar uma compra mais consciente, como também prestam mais atenção nas mensagens publicitárias e estão mais abertos a experimentar coisas novas.

Logo as empresas precisam construir valores, pois as pessoas consideram mais o valor percebido e atribuído aos produtos que o preço.

Por isso é tão importante a marca conhecer o seu público alvo e trabalhar as estratégias de marketing focado nele, afinal o boca a boca ainda é uma poderosa ferramenta de marketing, pois um consumidor insatisfeito pode atrapalhar toda uma estratégia de marketing.

Para entender os anseios desse público mais exigente, que dispõem de acesso imediato e comparativo as informações,  e faz com que as empresas busquem alternativas para fazer tudo junto e misturado, é um enorme desafio para as empresas trabalhar com tantos canais diferentes: redes sociais, e-mail, loja física, sites, vídeos, dentre outros.

Hoje é impossível não participar do movimento digital que vem crescendo graças a web e suas APIS, plataformas que integram e conecta tudo com o objetivo de agregar a maior número de serviços. A tecnologia está mudando o modo como fazemos as coisas.

 

 

TAGS: Marketing, Pesquisa de mercado, Consumidor, Público alvo

2018-03-22T16:29:51+00:00 03/07/17|Tags: , , , |0 Comentários

Deixar Um Comentário