Lego procura alternativa sustentável para substituir o plástico

//Lego procura alternativa sustentável para substituir o plástico

Lego procura alternativa sustentável para substituir o plástico

A Lego está pesquisando uma alternativa sustentável para substituir o plástico utilizado na fabricação de seu produto mais vendido, as pecinhas de montar que tornou a marca mundialmente conhecida.

O plástico utilizado na fabricação do produto é feito com uma substância derivada do petróleo. Dado que o plástico leva cerca de 450 anos para se decompor na natureza. Por isso se tornou urgente reduzir a fabricação de produtos feitos com esse componente.

Empresas como Mcdonald’s e Starbucks já criaram estratégias para reduzirem o impacto ambiental provocado por elas. Em virtude disso ambas já começaram a banir os canudos de plásticos de suas filiais.

O objetivo da Lego é se tornar sustentável até 2030. Para isso precisa mudar o processo de fabricação de seus produtos. Dito isso, a empresa pretende utilizar materiais reciclados e derivados de plantas na produção de seus blocos de Lego.

O maior desafio é encontrar um material resistente e que possa ser pigmentado com a mesma qualidade da composição usada atualmente.

Hoje as empresas precisam criar formas de produção de baixo impacto ambiental. A sustentabilidade precisa fazer parte do DNA das companhias. Essa é uma tendência na qual a sustentabilidade deixa de fazer parte do discurso e se torna um propósito. Afinal o consumidor moderno é mais exigente e ligado às questões ambientais.

Reduzindo o impacto ambiental dos processos de fabricação

O que era visto como tendência há 10 ou 15 anos, hoje é uma necessidade que impacta todos os segmentos da economia.

Ainda que o investimento em novos processos de fabricação seja alto, se faz necessário para que as empresas se adaptem às demandas ambientais da atualidade. Afinal, mudanças exigem ousadia e capital.

Ao desenvolver processos de fabricação de baixo impacto ambiental o fator econômico não deve ser o único a ser considerado, mas também o social e ambiental. Esse é princípio de empresas preparadas para o futuro e de futuro.

Mesmo que seja um passo importante para a Lego, encontrar um material sustentável é só o início da transformação na cultura da empresa. Existem outras atitudes que precisam ser tomadas em conjunto com a já adotada para colocar a empresa no caminho da sustentabilidade.

2018-10-25T23:23:32+00:00 08/10/18|Tags: , , , |0 Comentários

Deixar Um Comentário