Idosos voltam a trabalhar para complementar a renda

//Idosos voltam a trabalhar para complementar a renda

Idosos voltam a trabalhar para complementar a renda

O número de pessoas na terceira idade vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Dos quais, 7 em cada 10 estão aposentados, e 21% deles trabalham para complementar a renda. Contudo, dos idosos que voltaram a trabalhar 43% afirmaram que encontrar um emprego é muito difícil para pessoas mais velhas, por causa do preconceito com relação à idade.

Além de trabalhar para ajudar nas despesas muitos idosos contribuem com a renda da família, sendo que 43% são os provedores da casa.

Se no Brasil uma pessoa com mais de 40 anos já enfrenta dificuldades para conseguir uma posição emprego, para um trabalhador com mais de 50 isso é mais árduo. Uma vez que, para o mercado essas pessoas são invisíveis.

Entretanto, algumas empresas já estão mudando suas políticas de contratação e criando oportunidades para pessoas mais experientes. Como é o caso da Gol, empresa do ramo de aviação que criou o Experiência na Bagagem, programa que já contratou 84 pessoas.

Faltam politicas públicas que facilitem o acesso de idosos no mercado de trabalhos

Apesar do estatuto do idoso determinar que o Governo precisa criar iniciativas para que as empresas contratem pessoas mais velhas. Nada foi feito para que isso efetivamente aconteça. Ainda que existam projetos de lei circulando no congresso.

O RETA (Regime Especial do Trabalho do Aposentado), da FIPE, é um desses projetos que estão sendo desenvolvidos com o propósito de criar um regime de contratação específico para idosos. Já que, assim como os estagiários essa população precisa de um plano de carreira que considere sua singularidade. Diante disso, uma das propostas é criar uma jornada de trabalho de 25 horas semanais.

Outro problema enfrentado por pessoas da terceira idade é o fim da desaposentação, o que obriga essa fatia da sociedade a pagar INSS em caso de emprego fixo, mesmo que já tenham contribuído. Ainda que o aposentado tente entrar com um processo para evitar o pagamento não terão êxito.

Para quem deseja voltar ao mercado de trabalho atualização e conhecimentos técnicos são importantes. Pois o preparo é fundamental na hora de tentar uma vaga no mercado de trabalho, foi o que explicou uma coaching de carreira especialista em pessoas da terceira idade.

2019-02-26T09:57:52+00:00 25/02/19|Tags: , , , |0 Comentários

Deixar Um Comentário