Como a pesquisa de mercado pode auxiliar o pequeno empreendedor

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Como a pesquisa de mercado pode auxiliar o pequeno empreendedor

A pesquisa de mercado é um instrumento capaz de ajudar os futuros empresários a entenderem e analisar o mercado no qual pretendem atuar. Seu principal propósito é auxiliar as estratégias de marketing, aprimorando o seu desempenho e, consequente, o resultado. Esta ferramenta está a disposição de todos, até das pequenas empresas.
Entretanto, devemos considerar a complexidade da pesquisa que se pretende realizar, pois dependendo da intenção será preciso contratar uma empresa especializada para desenvolver tal processo.

A pesquisa de marketing, outro termo utilizado para definir pesquisa de mercado, também tem como finalidade identificar as principais características e necessidades dos consumidores, para que os empreendedores possam oferecer produtos e serviços que atendam aos anseios do seu público alvo. Sendo esse um dos mais importantes
objetivos, pode ajudar todo e qualquer tipo de empreendedor, do micro ao grande.

Porém, antes de definir qual categoria e modelo de pesquisa mais indicado para quem está pensando em abrir um negócio, lançar um novo produto ou serviço, ou até mesmo modificar o que já existe, é necessário à definição do problema de pesquisa. É preciso definir o real objetivo da pesquisa, qual questão será resolvida através do
levantamento dos dados.

Para determinar o problema de pesquisa é preciso levar em consideração o que se pretende alcançar e explicar por meio dela, quais os dilemas ou oportunidades de marketing que esse levantamento vai viabilizar, tudo isso vai contribuir com a elaboração da necessidade de informação para uma futura tomada de decisão. A descrição do problema mostra o propósito da pesquisa.

Somente após a definição do problema é que vamos determinar qual o tipo de pesquisa mais adequado, se qualitativa ou quantitativa, e a melhor metodologia para levantar as informações que solucionarão o problema da pesquisa.

Se todos esses processos forem obedecidos e realizados com cuidado, a tomada de decisão vai se tornar mais assertiva.

TAGS: Pesquisa de mercado, Marketing, Problema, Qualitativa e Quantitativa

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