Como o posicionamento de mercado pode ajudar sua empresa

//Como o posicionamento de mercado pode ajudar sua empresa

Como o posicionamento de mercado pode ajudar sua empresa

O posicionamento de mercado é um dos maiores desafios enfrentados pelas equipes de marketing dentro do mercado globalizado atual. Pois ele é determinante no desenvolvimento de uma boa estratégia marketing pelas empresas. Uma vez que evidência a importância de criar uma posição competitiva, além de ajudar a determinar as diversas estratégias de marketing que serão utilizadas para conquistar o público-alvo.

O posicionamento de mercado tem como objetivo determinar o lugar que o produto/serviço ocupa dentro do mercado em que está inserido. Esse posicionamento precisa ser claro, distinto e desejável dentro do imaginário dos consumidores com relação aos concorrentes. Trata-se de encontrar um posicionamento competitivo para um produto/serviço, para que o marketing seja capaz de se comunicar com os consumidores.

O posicionamento de mercado sinaliza aos consumidores a diferença entre a sua empresa e os concorrentes. Por isso o posicionamento de mercado deve considerar o seguimento e o diferencial para determinar a posição da empresa no mercado.

O posicionamento de mercado exige reflexão, consideração e muita pesquisa.

Para definir o posicionamento de mercado os itens abaixo precisam ser considerados:

Seleção do mercado-alvo

Pesquisas precisam ser realizadas para entender as demandas do nicho que a empresa está inserida, e como o produto/serviço pode atender as necessidades do consumidor.

Segmentação de mercado

Nesse momento é preciso coletar informações sobre estilo de vida, demográfica, interesses e etc.

Comportamento do consumidor

Entender quem é o seu consumidor e a sua jornada de compra. Assim são levantados dados importantes para determinar os melhores canais de comunicação e as estratégias de marketing que serão desenvolvidas para esse consumidor.

Diferenciação

Nesse momento devem ser trabalhadas as etapas de lucratividade, superioridade, valorização, entre outras com relação a sua empresa.

Posicionamento

E como o consumidor distingue sua empresa segundo o que você espera. O posicionamento é determinado depois que todas as etapas anteriores são concluídas de maneira satisfatória.

Deixar Um Comentário