Como funciona o quociente eleitoral

//Como funciona o quociente eleitoral

Como funciona o quociente eleitoral

Quociente eleitoral é um termo que grande parte da população não conhece, ou até mesmo, nunca ouviu falar. Mas em tempos de eleição é preciso conhecer mais sobre o processo eleitoral, afinal as eleições determinam o futuro do país para os próximos oito ou quatro anos. E o quociente eleitoral é determinante para que os partidos ocupem o máximo de cadeiras disponíveis que conseguir. Mas, o que é o quociente eleitoral?

Quociente eleitoral é o total de votos que um partido precisa obter para eleger o seu candidato dentro do sistema proporcional de voto, que corresponde ao voto na legenda. O sistema se refere aos cargos de deputado federal, deputado estadual ou distrital e vereadores.

Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.456/2015

Segundo o artigo 147 da resolução: “determina-se o quociente eleitoral dividindo-se o número de votos válidos apurados pelo número de lugares a preencher, desprezando-se a fração, se igual ou inferior a meio, ou arredondando-se para um, se superior”

Assim temos o seguinte cálculo:

QE=número de votos válidos na eleição / número de lugares a serem preenchidos

Assim o quociente eleitoral é muito importante para os partidos, uma vez que determina quantas cadeiras e quais candidatos serão eleitos. Por isso muitos partidos indicam o voto na legenda, para conquistar mais eleitores.

Dentro do processo de eleição proporcional no Brasil é o partido que fica com as vagas, não o candidato. Isso significa que ao votar o eleitor determina qual partido irá representá-lo, preferencialmente, o candidato por ele indicado. O voto determina quantas vagas o partido terá direito. Ainda se um candidato tiver um grande número d votos e o partido não conquistar a vaga, o candidato pode não ser eleito.

Essa é a principal diferença do sistema adotado no Brasil com relação aos outros países. Uma vez que o candidato que arrecadar o maior número de votos dentro de seu partido fica na primeira posição da lista.

2018-09-27T09:29:44+00:00 24/09/18|Tags: , , , |0 Comentários

Deixar Um Comentário