Como a criatividade pode transformar seu negócio

//Como a criatividade pode transformar seu negócio

Como a criatividade pode transformar seu negócio

A criatividade e inovação são características muito desejadas por empresas que buscam um negócio de sucesso dentro de um cenário em constante transformação. Por causa disso desenvolver um produto ou serviço diferente dos concorrentes é o Santo Graal dos empreendedores. Uma vez que pode destacar sua empresa no mercado, e deixar a concorrência para trás.

A criatividade é uma característica que deve ser incentivada em todos os departamentos da empresa. Pois qualquer pessoa pode encontrar aquela solução que vai ser o divisor de águas do seu negócio. Por isso precisa ser incentivada. Assim como nos casos em que a iniciativa não der resultados o empregado não deve ser penalizado. Já que essa atitude pode impedir que outros tentem inovar, ou pior, espanta a criatividade do seu negócio. E não queremos isso.

Correndo atrás do efeito Eureca

Em toda iniciativa há riscos, nada é 100% garantido, muito menos os resultados da criatividade e inovação. Porém, a criatividade é um talento que deve ser estimulado, para que faça parte da rotina da empresa. Essa crença de que as boas ideias surgem do nada é fake news. Já que muitas pessoas foram tocadas pela inspiração no decorrer do processo. Afinal, para aproveitar a brisa é preciso subir na bicicleta e começar a pedalar.

Deixe o canal aberto para os funcionários, afinal eles vivem o dia a dia da empresa, e estão aptos a encontrar soluções criativas para problemas de produção. Inventar uma nova forma de trabalho e reduzir o tempo de produção é uma solução criativa, que pode surgir em qualquer ambiente da empresa. Dito isso, crie oportunidades para que o seu funcionário se sinta confortável para inovar.

Entretanto, criar um ambiente criativo é desafiador, uma vez que ao tentar alguns processos podem se perder pelo caminho. Portanto mantenha processos e fluxos já consolidados na empresa, para que a produção seja sustentável no meio de tanta inovação.

O questionamento é um propulsor da inovação, por isso permita o debate de ideias. Porquês exigem respostas, essas respostas podem resolver uma demanda antiga e colocar sua empresa no rumo da inovação. Porém o debate precisa ser intermediado para que nenhuma boa ideia se perca no caminho. Nem os funcionários o foco no que precisam entregar.

2019-04-11T08:46:20+00:00 11/03/19|Tags: , , , |0 Comentários

Deixar Um Comentário