Blog

/Blog/

Previsões de crescimento, ainda que tímido para 2019

No final de ano é comum as previsões para o próximo que está chegando. Algumas são boas, outras nem tanto, contudo o clima de otimismo é visível nesse período do ano. Assim diversos órgãos ligados à economia também fazem as suas previsões sobre o futuro do país. Vejamos a seguir o que dizem os especialistas sobre como será 2019 no Brasil Apesar do período de recessão que o país enfrenta, muitas das previsões para o próximo ano são otimistas. Assim especialistas acreditam no crescimento de 2,7%. Mesmo que esse número seja inferior ao resultado verificado em maio pelo Boletim Focus, ainda demonstra que existe uma confiança na melhora da economia para os próximos anos. O FMI (Fundo Monetário Internacional) aposta na redução da inflação em 2019. Que vai acontecer em virtude do aumento do desemprego e da [...]

2018-12-03T13:16:06+00:00 03/12/18|Tags: , , , |0 Comentários

Geração Z vai ultrapassar Millennials em 2019

A próxima geração de consumidores está invadindo o mercado, então vamos estender o tapete vermelho para os jovens da geração Z. Os nativos digitais que se desenvolveram conectados à velocidade da Internet e nas mídias sociais. Assim como a quantidade de selfies e vídeos que compartilham diariamente cresceu nos últimos anos, o poder de compra da geração Z aumentou consideravelmente. Por esse motivo as marcas estão buscando a melhor forma de se comunicar com esse público. Porém, isso precisa acontecer logo, pois em 2019 os nativos da geração Z vão ultrapassar em número os Millennials. Os nativos da geração Z são as pessoas que nasceram a partir de 2001. Segundo pesquisa realizada com dados fornecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2019 eles serão 32% da população mundial, isso corresponde a 7,7bilhões de pessoas. Enquanto os [...]

Comércio eletrônico teve um crescimento de 12% no primeiro semestre de 2018

Segundo pesquisa de mercado o comércio eletrônico no Brasil registrou um aumento de 12% nas vendas no primeiro semestre deste ano. Isso quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Mesmo que a greve dos caminhoneiros tenha sido um obstáculo para as empresas, o resultado final foi positivo. O faturamento verificado nos primeiros meses do ano foi de 23,6 bilhões, sendo que o faturamento do primeiro semestre de 2017 foi de 21 bilhões. O crescimento de 8% do volume dos pedidos foi o responsável pelo aumento na receita do comércio eletrônico. O valor médio dos pedidos teve um aumento de 3,8%, atingindo o valor de R$433,00, além do crescimento de 8% na quantidade de pedidos. Isso tudo somado proporcionou uma melhora significativa das vendas no comércio eletrônico, quando comparado com os resultados obtidos em 2017. Se não [...]

Como o vendarketing pode alavancar as vendas

O vendarketing é muito mais que uma palavra interessante, ou um jeito novo de chamar algo que já conhecemos de outra maneira. Se trata de uma nova forma de pensamento dentro das estratégias de marketing atuais. Para alcançar sucesso as empresas precisam executar estratégias de inbound marketing com os processos de comunicação convencionais de marketing e publicidade. Por isso, para ser bem-sucedido, o vendarketing, processo que alinha estratégias de marketing e vendas, deve ser elaborado com o objetivo de aproveitar novas oportunidades de negócios. À medida que a porcentagem de leads aumenta em decorrência das estratégias de inbound marketing, o alinhamento entre o departamento de vendas e marketing dentro da estrutura organizacional se torna um processo crítico das empresas. Uma vez que, se os departamentos forem administrados separadamente o sistema vai fracassar. Por isso, para que as [...]

2018-11-26T23:54:25+00:00 12/11/18|Tags: , , , |0 Comentários

Pesquisa de mercado como ferramenta de crescimento dentro do cenário de incertezas

Com o mundo dos negócios se tornando mais competitivo, conhecer os interesses do consumidor se tornou muito importante para garantir um negócio de sucesso. A pesquisa de mercado é uma ferramenta fundamental para aumentar a satisfação do cliente, entender os fatores que interferem no negócio e melhorar o desempenho. A pesquisa de mercado apresenta informações detalhadas sobre concorrentes, tendências de mercado, preferências e comportamento do consumidor, mudanças econômicas e demográficas, e pontos fortes e fracos do produto/serviço. Empreendedores que pretendem melhorar o relacionamento com o cliente entendem que para se serem relevantes precisam conhecer os hábitos do consumidor, bem como o mercado em que estão inseridos. Para isso, utilizam a pesquisa de mercado para criar estratégias de marketing criativas e eficazes. A pesquisa de mercado pode ser utilizada por qualquer tipo de empresa, seja ele micro ou [...]

Como encontrar o cliente ideal

Para quem está começando um negócio, ou expandindo é fundamental saber que é o cliente ideal e como conquistá-lo. Afinal, sem clientes a empresa não tem chances de sobreviver. Considerando o momento atual da economia, e as transformações no comportamento do consumidor, ter um mercado alvo bem definido se tornou mais importante que nunca. Dito isso, as pequenas empresas podem competir com as grandes visando um nicho de mercado. Muitos proprietários de empresas dizem que seu cliente ideal é qualquer pessoa interessada em seu produto. Outros dizem que visam proprietários de pequenos negócios, jovens e donas de casa. Entretanto, todos esses clientes em potencial criam um target muito amplo. Encontrar um nicho de mercado para sua empresa não significa que você está eliminando pessoas que não se encaixam em seu perfil. Em vez disso, ao determinar o [...]

Empresas de licenciamento confiantes com relação ao crescimento do mercado

As empresas de licenciamento estimam um faturamento de 18,5 bilhões este ano com a venda de produtos. Um aumento de 5% com relação ao faturamento registrado no ano passado. Apesar do licenciamento para o público infantil compreender 80% dos produtos disponíveis no mercado, existe uma expectativa de crescimento no licenciamento de produtos para o público adulto. Expectativa essa de que o percentual chegue a 50% para ambos, é o que aponta os entusiastas do setor. Entretanto, ainda que a expansão seja uma realidade, alguns especialistas acreditam que o licenciamento infantil vai continuar sendo a maior fatia desse mercado. Pois as crianças têm mais envolvimentos com os seus personagens favoritos que os adultos. Entre os personagens com maior presença no mercado temos Peppa Pig, Carros, Ladybug, Paw Control e Minions, segundo levantamento de 2017. Mesmo que o licenciamento [...]

2018-10-25T23:18:24+00:00 22/10/18|Tags: , , , |0 Comentários

As pesquisas eleitorais são confiáveis?

Nunca uma eleição desencadeou tantas discussões acaloradas como as de 2018. Em tempos de redes sociais onde todos podem expressar suas opiniões, os debates estão se tornando mais agressivos e dividindo famílias, empresas e amigos. Toda vez que uma pesquisa eleitoral é divulgada a web e os grupos de mensagens são inundados de críticas aos dados apresentados. O que nos leva a pensar. As pesquisas eleitorais são mesmo confiáveis? Segundo especialistas da área sim, mas com ressalvas. O maior desafio enfrentado pelas empresas de pesquisa eleitoral é a divulgação dos resultados. Já que os dados apresentados podem influenciar na decisão do eleitor. Esse comportamento verificado dentro da população é conhecido como “voto útil”. A eleição de João Doria para a prefeitura de São Paulo é um exemplo de como a pesquisa eleitoral é capaz de influenciar o [...]

2018-10-25T22:56:25+00:00 15/10/18|Tags: , , , |0 Comentários

Lego procura alternativa sustentável para substituir o plástico

A Lego está pesquisando uma alternativa sustentável para substituir o plástico utilizado na fabricação de seu produto mais vendido, as pecinhas de montar que tornou a marca mundialmente conhecida. O plástico utilizado na fabricação do produto é feito com uma substância derivada do petróleo. Dado que o plástico leva cerca de 450 anos para se decompor na natureza. Por isso se tornou urgente reduzir a fabricação de produtos feitos com esse componente. Empresas como Mcdonald's e Starbucks já criaram estratégias para reduzirem o impacto ambiental provocado por elas. Em virtude disso ambas já começaram a banir os canudos de plásticos de suas filiais. O objetivo da Lego é se tornar sustentável até 2030. Para isso precisa mudar o processo de fabricação de seus produtos. Dito isso, a empresa pretende utilizar materiais reciclados e derivados de plantas na [...]

2018-10-25T23:23:32+00:00 08/10/18|Tags: , , , |0 Comentários

As marcas preferidas do consumidor em 8 categorias

Compreender os anseios do consumidor é fundamental no desenvolvimento de estratégias de marketing. Sendo a pesquisa de mercado uma ferramenta poderosa para descobrir o posicionamento da marca com relação ao mercado e no imaginário do consumidor. Todos os anos é realizada uma pesquisa que têm como objetivo descobrir as marcas mais lembradas pelo consumidor em 8 categorias diferentes. Assim o levantamento feito em 2017 consultou 25 mil pessoas de todas as classes sociais. Para definir quais são as marcas de maior penetração nas classes A, B e C. Além de determinar as principais diferenças entre elas. A pesquisa verificou que os consumidores da classe A são atraídos por marcas com maior presença no mundo da moda, e que possuem coleções exclusivas. Fazem parte da lista: Farm, Shoulder, Corello, Richards, Decathlon, PUC, Fnac e Fast Shop. Já os [...]

2018-10-25T23:32:15+00:00 01/10/18|Tags: , , , |0 Comentários