As pesquisas eleitorais são confiáveis?

//As pesquisas eleitorais são confiáveis?

As pesquisas eleitorais são confiáveis?

Nunca uma eleição desencadeou tantas discussões acaloradas como as de 2018. Em tempos de redes sociais onde todos podem expressar suas opiniões, os debates estão se tornando mais agressivos e dividindo famílias, empresas e amigos. Toda vez que uma pesquisa eleitoral é divulgada a web e os grupos de mensagens são inundados de críticas aos dados apresentados.

O que nos leva a pensar. As pesquisas eleitorais são mesmo confiáveis?

Segundo especialistas da área sim, mas com ressalvas.

O maior desafio enfrentado pelas empresas de pesquisa eleitoral é a divulgação dos resultados. Já que os dados apresentados podem influenciar na decisão do eleitor. Esse comportamento verificado dentro da população é conhecido como “voto útil”.

A eleição de João Doria para a prefeitura de São Paulo é um exemplo de como a pesquisa eleitoral é capaz de influenciar o voto. Uma das teorias acerca de como isso aconteceu diz respeito ao fato de que ao tentar impedir a eleição de Haddad, a população encontrou em Doria uma alternativa, viável, para ganhar a disputa.

Assim, não significa que a pesquisa errou, mas que foi capaz de influenciar a decisão do eleitor.

Precisamos falar mais sobre política

Também é preciso considerar que por não se tratar de uma nação que debate política, os brasileiros tendem a mudar de opinião quando percebem que existem inconsistências em sua decisão inicial.

Não conheço ninguém que tenha respondido uma pesquisa eleitoral

Como somos uma nação grande, com cerca de 147 milhões de eleitores as chances de uma pessoa participar desse tipo de pesquisa são mínimos. Por isso é difícil conhecer alguém que tenha respondido, ou até participar, de uma pesquisa eleitoral. Dito isso esse tipo de argumento não desclassifica a seriedade da pesquisa eleitoral.

Ainda existe o fator psicológico que leva o eleitor a acreditar que a pesquisa não reflete a realidade das ruas. Principalmente quando familiares, conhecidos e amigos expressam a intenção de votar no mesmo candidato. Essa percepção leva a pessoa a acreditar que o seu círculo social reflete a opinião do país inteiro.

2018-10-25T22:56:25+00:00 15/10/18|Tags: , , , |0 Comentários

Deixar Um Comentário