A importância do posicionamento de marca

//A importância do posicionamento de marca

A importância do posicionamento de marca

Ter um bom posicionamento de marca é fundamental para as empresas se destacarem no mercado e conquistarem o consumidor. O posicionamento de marca é uma ferramenta dentro das estratégias de marketing que as empresas desenvolvem para posicionar os seus produtos/serviços no mercado.

Para mostrar a importância de um bom posicionamento de marca podemos citar o exemplo da Pepsi, que definiu o seu posicionamento no mercado depois da disputa acirrada que manteve com a Coca-Cola criando o slogan “só tem Pepsi, pode ser? Com isso a Pepsi assumiu o segundo lugar no imaginário dos consumidores brasileiros.

Posicionamento de marca na prática

O posicionamento de marca diz respeito ao lugar que a empresa ocupa na cabeça dos consumidores e no mercado em que está inserida. Para que as estratégias de posicionamento de marca se tornem efetivas é preciso que todos os envolvidos tenham conhecimento do lugar que a marca ocupa. O cliente precisa associar todos os aspectos do produto como identidade visual e até a trilha sonora com a marca. Afinal o papel do posicionamento de marca é desenvolver marcas fortes e memoráveis, que tenham grande destaque no mercado.

Empresas que não conseguem comunicar a sua marca efetivamente, também não conseguem se destacar no mercado e marcar presença no imaginário dos consumidores. O que prejudica o posicionamento da marca no mercado e as vendas de seus produtos/serviços.

Antes de começar a trabalhar no posicionamento da marca é preciso conhecer o público-alvo da sua empresa. Informações como idade, sexo, grau de instrução, classe social, entre outras devem ser consideradas para ser assertivo.

A segmentação de mercado é outra ferramenta utilizada para definir o público-alvo. Esta dividida em 4 segmentações: demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental.

Com o público-alvo definido chegou o momento de iniciar o posicionamento de marca. Para isso existem diferentes estratégias que podem ser adotadas pelas empresas: Posicionamento específico, Posicionamento de categoria, Posicionamento contra concorrente e o Posicionamento por benefícios.

O posicionamento de marca é um tópico importante das estratégias de marketing, pois é através dele que a empresa consegue fixar o seu lugar no mercado e na memória dos consumidores.

Deixar Um Comentário