A criatividade a serviço da inovação

//A criatividade a serviço da inovação

A criatividade a serviço da inovação

A criatividade e inovação fazem parte da rotina de empresas que têm realizado o melhor em longo prazo. Essas companhias não fazem o mesmo que os demais concorrentes, em vez disso, utilizam ideias inovadoras de outras pessoas para alcançar o melhor resultado. Como, por exemplo, uma dica para desenvolver um aplicativo, produtos ou serviços exclusivos.

São empresas que tendem a se distanciar da concorrência, ao invés de competir. Quando percebem que estão sendo copiadas por algum concorrente, desenvolvem uma nova maneira de fazer as coisas. Em outras palavras, são empresas capazes de aprimorar a criatividade e inovação para conquistar sucesso em longo prazo.

Qualquer empresa pode ser mais criativa e inovadora, independente do tipo, produto ou serviço oferecido. Quando a criatividade e a inovação são utilizadas em todos os aspectos do negócio, mais a empresa se torna capaz de ficar a frente de um mercado extremamente concorrido e em constante mudança.

Criatividade

A criatividade é uma função do conhecimento, que engloba imaginação, curiosidade e avaliação. Quanto maior o nível de conhecimento e curiosidade, mais ideias, combinações e padrões vão surgir. Aspectos que facilitam o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. Entretanto, somente o conhecimento não é garantia de mais criatividade. As ideias iniciais precisam ser desenvolvidas e avaliadas para se converterem em ideias úteis. Enfim, existe um processo para que a criatividade resulte em algo realmente produtivo.

Contudo, é preciso conhecer os três níveis fundamentais da criatividade que são: descoberta, invenção e criação, para dominar o processo.

Descoberta

O menor nível da criatividade, diz respeito a se dar conta ou tropeçar em algo.

Invenção

Um nível acima da descoberta, esta relacionada a criação de algo em função de uma necessidade. Em outras palavras, algo que vai se tornar possível porque a tecnologia proporciona a criação.

Criação

O nível mais alto da criatividade. Seria o desenvolvimento de algo genuíno que só a sua empresa tem a capacidade de tornar real.

Quanto mais criativo os empresários e membros da equipe forem, mais sucesso em longo prazo um negócio alcança. Por isso, ao invés de perseguir a próxima grande ideia, acrescente mais criatividade e inovação em tudo o que está sendo feito hoje. Isso vai permitir que sua empresa seja considerada inovadora pelo mercado, fazendo os concorrentes copiar as suas ideias.

2019-02-26T10:16:36+00:00 28/01/19|Tags: , , , |0 Comentários

Deixar Um Comentário